Bolinho de goma vegan

Bolinho de goma é uma das comidas que tem gosto de infância pra mim. Todas as vezes que eu ia para o Brasil passar férias era sempre festa, minha vó foi sempre boa cozinheira e sempre me esperava com deliciosas pratos e doces.

Tem três coisas que é gostoso lembrar, uma delas era o carro do bolinho de goma que passava quase todo dia na rua da minha casa e no final de semana ele parava na feirinha de boa viagem, minha vó sempre comprava pra gente. Além do moço do quebra-queixo (doce japonês) e o do cuscuz.

Cresci, mudei de cidade, me tornei vegana e essas coisas ficaram só na lembrança.

Esses dias estava muito na ideia de fazer bolinho de goma, pra trazer um pouco dessa memória de tempos atrás. Passei quase uma semana procurando alguma receita simples de bolinhos de goma, mas não achei nenhuma vegana. Dando uma olhada no blog da Chubby Vegan – adoro – achei a receita de biscoitos pra chá, achei fantástica e simples e resolvi testar, fiz umas mínimas adaptações e pronto. Vamos lá?

Ingredientes

500g de amido de milho (maizena)

1 lata ou 300ml de leite condensado vegan (fiz em casa o de leite de coco)

270gr de creme vegetal (temperatura ambiente)

geleia de sua preferência (usei de damasco)

Modo de preparo

Misture o creme vegetal com o amido de milho até ficar bem homogênio, acrescente aos poucos o leite condensado e vá misturando até formar uma bola e ter liga, como a primeira foto.

Enrole em um plástico filme e leve a geladeira por 30 minutos ou se estiver com preguiça, por um dia. Foi o que eu fiz, fiz a massa no dia e eu tinha que sair, deixei ela na geladeira e no outro dia fiz as bolinhas.

Eu tenho uma dificuldade enorme de fazer bolinhas, nunca ficam redondas – sad – mas não me inibo por isso então fiz vários formatos. Como o post da receita no blog da Chubby mostra, são biscoitos com goiabada, como aqui não tem goiabada, resolvi testar com outro tipo de doce e resolvi colocar geleia, a que tinha aqui em casa.

Faça as bolinhas e com o dedo abra um pequeno espaço no meio e coloque um pouquinho de nada da geleia.

Ou simplesmente faça o bolinho e leve ao forno.

Pré-aqueça o forno à 180C, forme uma forma com papel manteiga, coloque as bolinhas com ou sem geleia por 15 minutos no forno. Não deixe dourar demais ou teste e veja se você gosta mais douradinho.

Deixe esfriar e guarde num pote bem fechado.

Dica1: faça as bolinhas realmente pequenas. Minha primeira leva, fiz num tamanho que achava razoável, mas acabou ficando grande demais, sem a crocância e não gostei.

Dica2: não use toda a massa de uma vez, faça um pouco e de diferentes tamanhos até chegar ao ponto e do formato que você quer.

Adaptação da receita original do blog  Chubby Vegan

 

20171121_172124[1]
massa pronta antes de ir à geladeira
20171121_182601[1]
bolinho de goma prontos para serem devorados
20171121_180042[1]
esta foi a primeira leva da adaptação da receita original, mas ficou muito grande
20171121_180107[1]
a bolinha tem que ser menor que isso, para poder ficar com crocância e gostoso
20171123_145053[1]
bolinho pronto, no tamanho que mais gostei. Depois de assado eles aumentam o tamanho
20171122_213102[1]
aproveita pra tomar com o chá que você mais gosta ❤
 

 

 

Deixe um comentário