O grito de dor e a certeza da morte

10553448_707225649315093_7305032506360677371_n


A medida que o ser humano se coloca na posicao de igualdade ele reconhece o ser vivente sem hierarquia. Nem mais, nem menos.

Por este lado, as relacoes animais (humanos e nao humanos) sao bastante primitivas. Há uma superioridade do animail humano ao animal nao humano. O animal aqui (no mundo Andino) serve para servir, para te dar alimento, para ser oferecido em rituais. Nao quero julgar, sao tradicoes culturais e milenares. Mas, é muito duro para mim aceitar isso, é muito denso saber que o outro nao está respeitando a vida. Há uma conexao mágica com a PachaMama, mas há matancas, exploracao por toda parte e é onde me pergunto e nao entendo: onde está a conexao com a PachaMama?

Ontem, pela primeira vez em toda viagem, presenciei cenas de medo, dor e de morte. Ao lado do quarto que estou dormindo há um restaurante.

Eram 21h, o céu estava estrelado e a noite estava linda. Em um momento escutei alguns  ¨gritos¨de animal, deduzi que era um porco, mas muito de longe e baixinho. Pensei que estava preso ou qualquer coisa do tipo, mas nao. Ao olhar pela janela me deparei com a cena mais forte dos últimos dias: um senhor segurava um ferro com uma ponta de cimento (como um martelo) e ao tempo que ele (o porco) gritava ele martelava sua cabeca seguidamente e os gritos eram mais intensos e mais fortes. De agonia, de dor, de sofrimento, de morte. Justo em esse momento olhei pela janela, justo em esse momento.

Sentei no chao, calei o coracao e senti em cada célula a dor do sofrimento. Senti como se fosse em mim, como se fossem os meus gritos. Agudos e agonizantes. As lágrimas comecaram a surgir em meu coracao e sair pelos olhos. Nao pude fazer nada por aquela vida. Por aquele ser. Chorei e desejei luz nos coracoes daquelas pessoas e mais que tudo na alma daquele ser que perdia a vida com muita dor e sofrimento.

E a certeza de nao consumir produtos de origem animal grita em meu coracao, como se fosse uma arma contra tudo isso.

Luz para todos os seres deste plano e paz para mais um ser que se foi.

Um coracao que estava em festa por reconhecer a beleza da vida, nao pode conter as lágrimas diante da morte tao violenta.

2 comentários Adicione o seu

  1. Que horror, neguinha! Relatos como o teu me fazem fortalecer na crença que estamos no caminho certo: por uma vida com mais VIDA, respeito, amor. Pena vc ter passado por isso…

    Curtir

    1. lachicavegana disse:

      Pois é, amora!
      Fez parte do meu caminhar pra elevar a certeza do caminho. xêro no coração!

      Curtir

Deixe um comentário