Macarronada com jaca verde

Isso mesmo, cês devem tar pensando: como pode?? Não só pode, como ficou incrível.

A jaca é uma fruto originário da Índia trazido para o Brasil e muito bem adaptado ao nosso clima. O seu fruto é rico em carboidratos, minerais, como cálcio, fósforo, iodo, cobre e ferro. Contém vitamina A, C e do complexo B.

Neste link é possível encontrar mais informações nutricionais sobre a jaca http://www.informacaonutricional.blog.br/jaca/

Na jaca verde descobri um lindo e maravilhoso alimento. Podemos fazer uma infinidade de coisas salgadas com ela. O prato de hoje, foi uma macarronada ao molho de jaca. Vamos à receita.

Antes de tudo algumas observações:

  • a jaca precisa estar verde. Ela verde não tem gosto nenhum, então, você pode usar o tempero que preferir e dar o sabor que desejar.
  • a jaca deve ser cozinhada na panela de pressão uns 40 a 50 minutos. Se você não tiver panela de pressão pode ser na panela normal, tampada, vai demorar umas 2 horas mais ou menos.
  • procure uma jaca pequena que caiba inteira na sua panela, pois assim, você não precisa cortá-la e nem fazer aquela melequeira toda que o “leite” dela faz. Mas, caso precise cortar, aconselho a passar óleo de cozinha na faca, fica melhor para remover o “grude” depois.

Ingredientes:

jaca verde pequena cozida por 2 horas na panela normal sem tempero.

macarrão (atente para os que não tem ovos)

Ingredientes molho:

folhas de manjericão à vontade

tomate cereja, eu usei 10 tomatinhos.

2 cebolas

4 dentes de alho picados ou amassados

sal a gosto

2 colheres de chá de pimento do reino

óleo de coco

Modo de preparo:

após cozida. desfie a jaca separando o miolo dos gomos e do caroço. Nesta receita vamos utilizar apenas os gomos desfiados. Mas é possível fazer patê com os caroços e medalhão com o miolo. Vou tentar fazer e postar a receita.

Numa panela coloque o óleo, espere esquentar um pouco. Acrescente a cebola e o alho e espere dourar um pouquinho. Refogue a jaca desfiada e aos poucos acrescente os outros ingredientes, deixe o manjericão por último. Refogue bem por uns 7 minutinhos. Acrecente o manjericão e espere mais uns 3 minutos. Tape e espere uns 2 minutinhos, só pra pegar bem o gosto de tudo.

Com o macarrão cozido também sirva uma boa quantidade de jaca por cima e decore com manjericão e fios de azeite. Ou como desejar.

Comida pronta, maravilhosa e sem sofrimento de outros seres. Né lindo?!

IMG_4409

IMG_4319

IMG_4331

IMG_4333

IMG_4335

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s