Vegan pelo mundo – deserto

Ufa, cheguei ao Brasil, oh viagem longa, mas linda.

Como comentei com vocês pela fan page do La Chica Vagana no face, estive alguns bons dias fora do Brasil. Resolvi tudo meio que de última hora, viagem só é boa se for assim. E pra ser melhor ainda me surpreendi muito com tudo, com as coisas que vivi no lugar, com as coisas que estou vivendo pós-viagem, com tudo o que eu ainda vou viver e ainda chego no Brasil e estamos vivendo uma linda revolução, uma causa que sempre defendi, protestei e agi, agora todos estamos juntos.

Bom, o destino dessa vez foi San Pedro do Atacama no Chile (país incrível que moraria fácil). Quando decide ir não tinha nada programado, nada visto, apenas compramos as passagens. Viajei com uma amiga que não come carne vermelha e topou fazer uma viagem vegetariana comigo, antes de tudo (amor puro <3). Compramos direto para Calama, uma cidadezinha que é tipo a capital do deserto de San Pedro, que fica a mais ou menos 1h30 de transfer que você pode pegar no aeroporto (mais barato ;)). Saímos de férias e na sequência viajamos. Ah, antes de tudo, reservamos um hostel e óbvio depois disso vi como faria para comer por lá pra não ficar no perrengue. Porém, mas uma vez me surpreendi, descobri coisas lindas, descobri que a maioria dos restaurantes tinham pelo menos uma opção vegetariana, tudo lindo té aí, né?!.

Viajei do Rio a SP depois a Santiago, ficamos horas no aeroporto (vale mais a pena trocar reais por pesos lá no aeroporto do que aqui no Brasil) e depois viajamos a Calama. Chegando em Calama, mais 1h30 até chegar em San Pedro de Atacama.

No aeroporto de Santiago já comecei feliz, achei um monte de coisas doces e veganas, morri numa grana. Aeroporto + produtos naturais = aquela coisa. Mas morri feliz.

IMG_9639

Do avião já me apaixonava pela cidade, os Andes, tudo parecia perfeito, mil fotos rs rs. No próprio avião abro uma revista que pra mim foi mais um sinal, dos milhares que recebi nessa viagem (vejam foto abaixo). Pegamos o transfer e por terra me apaixonava mais ainda, 1h30 até o destino final.

IMG_9648

ele largou tudo, uma vida de sucesso e de alto padrão, e é considerado o homem mais feliz do mundo: vive num templo budista com o menos que se pode

DSCN8396

vista do avião

Até que por fim chegamos ao destino final, ficamos num hostel na rua principal bem dizer, super bem localizado y ótimo lugar (de uma brasileira :D) nos sentimos em casa todos os dias , Hostal Ayllu. Ayllu é uma forma de comunidade familiar originária da região dos andes com ascendência comum, trabalhavam de forma coletiva em um território comum. Taí pq nos sentimos tão em casa rs rs.

IMG_0372

o hostel a noite. essa fogueira salvava a alma do frio rs rs

IMG_9743

chegada na cidade

A cidade fofa, quase 2mil habitantes. No quarto dia, já conhecíamos todo mundo. Frio do deserto, gzuis, passamos muito mal de frio.

IMG_9749

No primeiro dia fomos pesquisar os preços dos passeios, pra onde fazer, o que fazer, já que não tínhamos programado nada. Demos só uma lidinha, né?! pra também não chegar leiga. De cara entrei numa agência, Turismo Kaulles, a funcionário, Magali, Maga, foi MEGA RECEPTIVA com a gente, nos deu várias dicas e a mais linda de todos, na seguinte rua tinha um restaurante vegetariano com opções de doces veganos, morri na mesma hora.

Óbvio que chegamos verde/amarelas de fome e foi lá nossa primeira refeição na cidade, pronto pra quê? todos os dias quis comer lá rs rs B-).O restaurante se chama Estrella Negra.

Essa agência, a Kaulles é incrível. Há passeios que tomamos café da manhã, por sairmos muito cedo, e eles se preocupavam em levar pão vegano e geléia pra mim, COISA LINDA, me tornei logo amiga da Maga e da dona Maka🙂. Gente de outro nível. Ao total ficamos 6 dias em San Pedro de Atacama depois fomos pra Iquique, afinal precisava ver mar. Muito deserto na cabeça já me tinha tonta rs rs.

O restaurante ficava num lugar que tinha mais um restaurante, tipo um espaço de gastronomia, mas super fofinho. Pelo que entendi a dona era lactovegetariana, mas as sobremesas eram todas veganas😀. A irmã da dona é quem fica sempre por lá, Diana, fofa também, nos tornamos brodars rs rs. Os pratos são em média $3.000 pesos chilenos, algo em torno de R$ 15. Sempre há pratos do dia e algumas opções do cardápio.

O lugar; o templo rs rs

IMG_9780

IMG_9751

IMG_9759

IMG_0196

IMG_0197

IMG_9755

IMG_9754

Chegamos mortas de fome, mas como era a noite não tinha pratos do dia, já tinha acabado.

dia 1

Eu pedi um sanduíche de hambúrguer de soja, com molho de abacate e salada. Minha amiga pediu uma pizza de vegetais, com massa vegana ,mas tinha queijo.

IMG_9802

IMG_9797

IMG_9787

IMG_9788

dia 2

as duas comemos carne de glúten, com arroz e salada.

IMG_0179

dia 3

um refogado de legumes ao shoyu, arroz e salada.

IMG_0198

Nos restos dos dias acabei comendo as mesmas coisas, achei tão gostoso que não quis testar outros pratos rs rs.

IMG_9761

IMG_9782

Na caminhada pela cidade soube também de um trailler que vendia produtos naturais, corri lá pra conferir. Várias coisas gostosas. Mas era um trailler de produtos naturais, não era vegano. Os donos, um casal fofo. Ela grávida, era professora de yoga para gestantes y seguia a alimentação ayurvédica, baseada no estudos dos chakras. Comprei um livro de receitas vegetarianas e um pouco de quinua orgânico, amo.

IMG_0175

DSCF8652

Ah, as vezes eles andam pela cidade vendendo pães integrais, veganos, nessa bikezinha aí oh

IMG_0172

Os livros, comprei um nesse trailler e outro no restaurante Estrella Negra. Comprei também algumas coisas que estão na foto abaixo, mas foram no mercado em Iquique. Mel de palma (coco) e Albahaca: uma planta que serve como condimento para saladas, molhos, sopas, tipo: usar a criatividade😉. Trouxe pra gente testar.

IMG_1336

Andando pelas ruas da cidade, num dia super quente, um dos poucos, achamos uma sorveteria. Entramos e encontrei uma opção vegana o sorvete de coca e minha amiga tomou o chañar, leva leite condensado.

IMG_0446

Chañar é uma árvore que dá um fruto doce e gostoso, meio carnudo, mas bom. Oh ele aí, oh…

IMG_0447

Esse dia tiramos para dar uma volta na cidade…

Achamos mais uma comidinha curiosa, um suco mutcho loco, chamado Mote con huesillo, é uma bebida refrescante, chilena com pêssego e mote de trigo. A base dele é uma bebida tipo o mocochinchi, já falei dele por aqui. O que seria huesillo? não faço ideia.😛

a bebida

DSCN8842

o carrinho da tia

DSCN8855

Se o seu hostel tiver cozinha, vale comprar comida e fazer também. Teve um dia que compramos e comimos no quarto. Eu comprei um macarrão daqueles tipo cup noodles de vegetais, vegano. Comemos por aí mesmo.

Sorry a foto, não tinha garfo comi com o pente. Lavei óbvio😛

DSCF8719 cópia

Tem umas empadas nos mercadinhos das cidades que são vegetarianas. Eu não provei, por levarem queijo e leite, mas minha amiga sim e disse que são boas.

PARA TUDOOOOOO, ia esquecendo do mais legal….um fogão/forno a raios solares tudo a ver com o deserto né?! No hostel, Ayllu, que a gente ficou, tem esse fogão aí que você pode fazer comida através da luz solar. Demora, mas…achei ultra interessante. Vai dizer que tu também não??!😉 Não sei como funciona pra fazer comida, esqueci de perguntar, hehe.

IMG_0470

IMG_1094

Mais abaixo coloco mais fotos da viagem em si. Depois de 6 dias em San Pedro de Atacama partimos pra Iquique surfamos un poquito. Lá não me dei muito bem, não tinha nada de opção vegana nem vegetariana ou pelo menos não achei. Mas, o hostel tinha cozinha e foi lá mesmo que ficamos todos os últimos 4 dias. Cozinhando, comendo, conversando e conhecendo gente do mundo todo😀

DSCF8871

Ahhh e em especial destaque pra uma fruta mutcho doidja, esqueci o nome😦. Não gostei muito não, assim, não é ruim, mas também não morreria por uma B-)

IMG_1279

IMG_1285

Conclusão disso tudo: o mundo…. sim, é muito grande para ficar parado num único lugar. Cada vez que viajo, mais me dou conta do quanto sou feliz por ser vegan, o quanto o mundo está se preparando para meu estilo de vida e o quanto eu consigo me alimentar em outros lugares e nos mais remotos também. A neve é a coisa mais linda que já toquei, senti e me joguei, na vida. San Pedro de Atacama é incrível, os lugares que passamos são incríveis, as pessoas que conhecemos são incríveis e voltei de lá outro ser (afe maria rs rs) mas pro lado muito bom: mais decidida e certa do que quero pra minha vida e de quem quero para compartilhar tudo isso. Espero que dê tudo certo, torçam por mim😀.

Agora, depois de todo esse papo vejam que lindo o lugar que fui.

DSCN9550

DSCN8562

moeda local, pesos chilenos. é tipo R$ 1 pra $ 210, $ 220 

IMG_0081

todos os deuses passaram por aqui

IMG_0140

a neve. tão pura e linda que voltei a ser criança

IMG_0146

um dos lugares

DSCN8689

na natureza selvagem

DSCN8723

DSCF8666

cachorro, é o que mais tem na cidade.

DSCN8769

abrindo os braços simplesmente para receber

DSCN8859

dois países num só coração, unidos.

DSCN9150

chá para a altitudeDSCN9195

meu último refúgio

DSCN9517

agradecendo

IMG_0423

DSCN9106

mais feliz que uma llama com frio🙂

E como sempre, chega a hora da partida. Mas, logo, logo tem outra.

DSCN9567

3 comentários Adicione o seu

  1. hengy disse:

    Que viagem maravilhosa Ale quanta coisa boa vc viveu, tantas experiências, comidas veganas pelo jeito deliciosas porque são lindas de se ver também kkkkkk (morri de vontade) conheceu pessoas de outro nível kkkkkk, a neve, o deserto, ainda surfou!!
    Se encontrando, vivendo, buscando, amando, muito bom amiga feliz por vc, trouxe a pagagem e o coração repleto de emoções pra nos.

    Você me orgulha amiga❤

    Curtir

    1. hengy disse:

      A veinha❤

      Curtir

      1. lachicavegana disse:

        lembrei tantas vezes de tu, principalmente pq tinha várias pessoas que seguiam a ayurveda

        Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s