Adoçantes e saúde…

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Quem nunca substituiu o açúcar pelo adoçante, achando que estava deixando o café ou o suco mais light que jogue a primeira pedra.

É bem certo que pode ficar mais light, mas está longe de ser a melhor solução para quem quer emagrecer ou a mais saudável.

A princípio, os adoçantes foram desenvolvidos para pessoas diabéticas que orientadas por médicos “usufruem” do seu uso. Hoje, está asociado a busca do corpo ideal e a redução de peso.

Ao longo dos anos vem se estudando os efeitos que as substâncias podem causar no organismo humano, mas ainda não há conclusões sólidas a respeito, sendo assim o melhor mesmo é ficar longe deles.

Para o médico nutrólogo Edson Credidio – presidente da Sociedade Brasileira de Nutroterapia Funcional e Dietética e membro titular da International Colleges for the Advancement of Nutrition – EUA, “os adoçantes são medicamentos e por isso seu uso deve estar restrito a pessoas com diabetes e hipoglicemia”.

Existem duas diferenças que também valem ser ressaltadas: os adoçantes naturais e os sintéticos.

• naturais ( produzidos a partir de substratos naturais): estévia, sacarose, xilitol, sorbitol e manitol.

sintéticos ( são originados a partir de compostos e reações químicas, muitos derivados da industria do petróleo como a sacarina e o ciclamato): ciclamato, aspartame, sacarina, acessulfame-k.

Segundo órgãos como a FDA e a JECFA não existem evidências científicas que levam a crer a relação de aspartame e o desenvolvimento de câncer, mas vale a atenção para o uso excessivo ao longo dos anos.

Existe uma pesquisa completa e interessante, disponibilizada no site do Inmetro. Clique no link para conferir: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/adocantes.asp

O ideal, como em tudo na vida, é não exceder os limites diários recomendados pelos médicos.

  • Adoçantes  ———————– IDA (ingestão diária aceitável)

Aspartame ———————– 40 mg/kg de peso

Ciclamato de sódio ————– 11 mg/kg de peso

Sacarina sódica —————–  5 mg/kg de peso

Acessulfame K ——————  9 mg/kg de peso

Sucralose ————————  15 mg/kg de peso

Stévia —————————-  5,5 mg/kg de peso

Sorbitol ————————–  não especificado

Há uma entrevista bem interessante também no portal da Sis Saúde que complementam as informações aqui expostas.

Apesar das inúmeras opções, nada mais gostoso do que sentir o gostinho natural da bebida, né não?!

Fique atento ao que você ingere, o seu corpo é o seu templo.

Bom feriado e muita saúde para todos, espero que tenha ajudado a esclarecer um pouco.

fonte: revista dos Vegetarianos, ed 56.

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