Hambúrguer de cenoura com sésamo

Gente, muito rápido o jantar de ontem. Esses hambúrgueres são rapidíssimos de fazer, vale a pena. Até pro lanchinho da tarde😉.

Vocês devem estar malucos pra saber o que é esse nome doido, né?

Então, vamos a um breve conhecimento😉

As sementes de sésamo, também conhecidas como gergelim, têm grande riqueza de gorduras insaturadas (cerca de 50%), o que as torna particularmente benéficas para a prevenção das doenças cardiovasculares e diminuição do colesterol.

Existem dois tipos principais de sementes de sésamo: as brancas e as pretas. As brancas são utilizadas na medicina tradicional chinesa para lubrificar o coração, o fígado, os rins, o pâncreas e os pulmões, e ajudam também a tratar a prisão de ventre.

A sua riqueza em vitamina E (que é uma vitamina lipossolúvel e sensível ao calor), também as torna de grande interesse nutricional.

Uma colher de sopa de sementes de sésamo fornece cerca de 15% das necessidades diárias de cálcio, tornando estas sementes de numa fonte de potencial importância para os vegetarianos. São ainda ricas em proteínas, ferro, niacina, magnésio e ácido fólico. Uma dose de 50 g de sementes de sésamo tem a quantidade diária de ácido fólico necessária à alimentação da mulher.

Valor nutricional de 100 g:
*598 calorias
*20 g de proteínas
*7 g de gorduras saturadas
*21 g de gorduras monoinsaturadas
*24 g de gorduras polinsaturadas
*7,9 g de fibra
*670 mg de cálcio

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=196

Vamos pra receita então?!

  • Ingredientes:

2 cenouras grandes

1 xícara de sementes de sésamo (torrada)

Farinha de trigo para dar o ponto

sal e salsa a gosto

  • Mode de preparo 
Descasque e rale as cenouras naqueles raladores fininhos, sabe? e reserve uns 10 minutos para que ela solte bastante água. Em uma vasilha, misture os outros ingredientes exceto a farinha. Acrescente-a aos poucos até que consiga formar os hambúrgueres. Depois é só assar na chapa ou no óleo.
Ps.: tem que ralar a cenoura num ralador fino pra ela poder soltar um pouco de água, isso é o que dá a liga do hambúrguer, ok?!
Sugestão de acompanhamento: saladas no geral ou um pão preto integral sem glúten e sem lactose. Rende umas 5 unidades.
Bon appetit

2 comentários Adicione o seu

  1. Olá,

    Visitamos teu blog neste momento,e achamos muito simpático. Somos um portal para foodbloggers, e estaremos abrindo uma nova categoria dentro de nosso site, chamada VEGETARIANA E VEGAN, como teu blog tem todas as características que compõe nossos requisitos, gostaríamos de lhe convidar a nos visitar e fazer um cadastro ( grátis), assim poderemos divulgar teus artigos gratuitamente.

    Estamos aguardando tua visita,

    Foodbrasil.net

    Curtir

    1. lachicavegana disse:

      Legal, gente….Obrigada!! vou dar uma olhada sim.

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s