O veneno está na mesa…

… outro dia assisti no Oi Casa Grande, aqui no Rio,  a exibição e debate do documentário ” O veneno está na mesa” do diretor  Silvio Tendler. Esse documentário é parte da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela vida.

O documentário aflinge, inquieta e faz refletir sobre o que levamos a boca e a nossa mesa.

Só pra gente ter uma ideia; o Brasil, desde 2008, é o maior consumidor de agrotóxico do mundo. E, o que hoje aqui é liberado é proibido em países como EUA e China e no continente Europeu e Africano.

Apesar de uma série de resoluções apresentadas pela ANVISA, a justiça suspendeu todas. E, um dos inseticidas mais danosos, o METAMIDOFÓS, continuará sendo comercializado no Brasil por tempo indeterminado.

Entre outras coisas o METAMIDOFÓS atinge o sistema nervoso central, causa danos de memória, lapsos de memória em crianças, perda de movimento, reduz imunidade, entre outros agravantes. Ele compõe algumas das principais lavouras do país. Tais como soja, batata, feijão, tomate, trigo e algodão.

O assunto é muito sério e preocupante.

Vivemos um grande dilema entre a falta de informação, o jogo de interesses e saúde pública. Cabe a leitura, a indignação e o esclarecimento.

Abaixo seguem algumas matérias e o documentário, respectivamente. VALE A PENA CONFERIR.

http://claudia.abril.com.br/materias/4933/?sh=31&cnl=31

http://oestadopr.pron.com.br/agronegocio/noticias/31089/?noticia=industria-ganha-tempo-apos-justica-liberar-defensivo-metamidofos

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s