A planta tem sensibilidade, não dor

on

Este post vai em especial pra um casal de amigos que debatendo sobre o porquê de eu não comer animais, mas sim comer plantas, já que elas também sentem e sofrem.

Ok vamos lá….

Primeiro deixo claro que vejo esse argumento como uma maneira rápida de evitar pensar a respeito do tema de não comer carnes no geral. É bem certo perceber, que não há preocupação ou interesse de saber o destino real das plantas.

Antes de qualquer outra coisa levantada, essas pessoas, deveriam saber que o mercado de carnes, desmata muito mais, absurdamente mais, que a alimentação vegetariana.

Daí você vê que na verdade, é um argumento rápido pra fugir do pensamento que ao comer animais você, na verdade, está cometendo um ato imoral e matando seres vivos, bem como matar um humano.

Enfim…..achei necessário explicar pois quando foi levantado eu também não soube organizar as respostas e expó-las de forma clara.

O blog Respuestas Veganas explica muito bem, mas em espanhol. Eu destrinchei as partes mais importantes, na minha opinião, e coloco pra vocês aqui.

Algumas pessoas afirmam que as plantas também sentem e sofrem, e que elas sentem a mesma dor e sofrimento quando morrem, assim como um animal. E que as pessoas que não comem animais, mas comem plantas estão sendo da mesma forma cruéis.

Nós vegetarianos respeitamos aos demais animais porque eles sentem. Do que estamos falando quando falamos “sentir”?

Sentir é uma experiência mental. Quando falamos em sentir, não nos referimos a responder a estímulos, mas sim a ter experiências subjetivas, é possuir uma mente. As experiências subjetivas originan-se no cérebro, a parte mais importante do sistema nervoso.

Existe um vídeo, no próprio blog, que explica o funcionamento do sistema nervoso em humanos igual se aplica a animais não-humanos, pois também possuem sistema nervoso.

O que acontece é na verdade, uma confusão e mal uso da palavra ‘sentir’. Muitas vezes o termo sentir é associado a capacidade de reagir a mudanças ambientais (pressão, umidade, temperatura, etc). É mais ou menos o que acontece com as plantas, elas tem a capacidade de reagir fisio-quimicamente, igual a de um sensor eletrônico, diante de mudanças ambientais. Isso acontece porque elas não têm um sistema nervoso nem terminações nervosas.

Nós animais, humanos ou não- humanos, temos um sistema nervoso que nos faz consciente das coisas ao nosso redor, dos interesses, sensações, emoções, etc.

  • As plantas não pensam porque não têm cérebro
que fique claro um item: ter inteligência não quer dizer ter mente. Um programa informático é inteligente, mas não pensa.
As plantas são sistemas vivos, mas em carecem de sistema nervoso e de cérebro, ou seja, não têm tecidos nervosos. Uma planta não é ‘alguém vivo’, mas sim ‘algo vivo’ que reage fisio-quimicamente a respostas externas.
Para quem ainda tem dúvidas, no primeiro capítulo do livro “Aspects of Mind”, do DR. Sean Crawford (professor de Filosofía da Mente, Universidade de Manchester) explica que as plantas não tem vida mental, e por tanto, não sentem.
Que fique claro mais uma coisa; que as plantas apresentam complexos mecanismos de defesa e comunicação isso é fato. Mas, isso não é resultado de uma mente ou um sistema nervoso e sim do código genético (ADN) e da sua adaptação ao meio.
Eu sei que como existem pessoas que defendem os animais, também existem pessoas que defendem as plantas. Espero que este texto sirva bem mais como esclarecimento do que uma afronta a essas pessoas.

1 comentário Adicione o seu

  1. polly disse:

    ale vc ja conversou com as plantas? o ser humano tem cerebro e muitas vezes n sabe como funciona…..os animais são irracionais, mas muitas vezes mais inteligente que os homens e o q é cerebro p vc pode ser uma raiz nas plantas…..se as plantas n tivessem uma relação com o cerebro, os fumantes não diziam q maconha faz a cabeça kkkkkkkkkkkkkkkk bjao amiga

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s