E de onde você tira proteína?

É o tipo de questão lugar – comum, sabe?

O que eu noto é que na verdade existe mesmo é falta de informação, de leitura e interesse de questionar o porquê de uma série de coisas que a gente está bitolado desde pequeno. De dez pessoas que descobrem que eu virei vegan, onze me perguntam de onde eu tiro a proteína que preciso diariamente. Ou só conhecem a soja como fonte ou acham que é impossível. Aqui, vos explico da onde eu tiro proteína….

Continuando a série que eu falei ontem pra vocês, a de hoje, vai ser sobre onde repor as proteínas que MUITA gente acha que só se encontra na CARNE.

Primeiro que fique claro para que serve a proteína e o quanto de ingestão diária precisamos.

  • Para que serve a proteína?

É a que fornece aminoácidos ao nosso organismo, substâncias importantes para a formação, crescimento e manutenção de tecidos corporais (músculos, ossos, pele, vasos sanguíneos, órgãos internos), formação de anticorpos (manutenção da imunidade) e de alguns hormônios.

Sua deficiência, em adultos, causa emagrecimento, anemia, e diminuição da imunidade. Porém, seu excesso pode acarretar problemas renais, cardiovasculares (colesterol alto, aterosclerose) e câncer devido às fontes de proteína animal sempre estarem acompanhadas de gordura saturada e colesterol.

  • Ingestão diária para um adulto

Um ser humano adulto necessita de 0,8 gr a 1 gr de proteína por kilo.

  • Onde encontrar?   Fonte de proteínas vegetais:

Você precisa equilibrar entre leguminosas (feijão, soja, ervilha, grão de bico…) e cereais(arroz, trigo, milho,….) para atingir o ideal recomendado por dia, além do equilibrio entre a proteína e os aminoácidos essenciais. Eles se complementam entre si. Essa combinação chega a ter o mesmo valor proteíco que as proteínas de origem animal (DUTRA, 2000; SLYWITCH, 2006).

Outra fonte também são as oleaginosas ( castanhas, nozes, amêndoas, as macadâmias, sementes de girassol e de gergelim….) ou seja, você não precisa de proteína de carne animal para suprir sua necessidade diária com componentes vegetais você consegue atingir sua porcentagem diária sem seu organismo sofrer nenhum prejuízo.

Fontes: http://www1.folha.uol.com.br/folha/podcasts/ult10065u416042.shtml

http://nutricaovegetariana.wordpress.com/2010/03/06/proteina/

http://www.ivu.org/portuguese/trans/vrg-protein.html

http://www.nutricaoativa.com.br/conteudo.php?id=103

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s