Dicas para aumentar a absorção de ferro

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Essa semana vou começar uma série de dicas e curiosidades que servem não só para vegans, mas para todo tipo de alimentação.

Tem um blog, da nutricionista Mariana Marchetti, que eu acho ótimo. É uma das ferramentos e dos inúmeros sites que uso para me informar e continuar minha escolha.

O post de hoje, como o título mesmo diz, são dicas para ter a maior absorção de ferro no nosso organismo atráves dos alimentos naturais. Sem animais.

A deficiência de ferro pode causar anemia. Já o excesso pode causar uma série de outras doenças, como: câncer, infarto do miocárdio e infecção de repetição.

Abaixo listo alguns cuidados básicos antes das refeições, que tirei do blog Nutrição Vegetariana:

– Evitar tomar, perto das refeições, líquidos com café, chás, chimarrão e refrigerantes.

– Não consumir leite e derivados (iogurte, requeijão, etc.) próximo às refeições.

– Não utilizar farelos de cereais integrais nas refeições, pois são ricos em fitatos que diminuem a absorção do ferro.

– Incluir sempre, e em cada refeição, frutas e vegetais ricos em vitamina C, para melhorar a absorção do ferro, como por exemplo laranja, acerola, goiaba, morango, limão, abacaxi, pimentão, tomate, rabanete, repolho, brócolis, moranga.

– Temperar as saladas com limão (vitamina C).

– Deixar o feijão de molho por 8h/12 h para retirar o fitato, descartando a água e trocando por uma nova.

– Comer verduras com a coloração verde mais escura.

– Salpicar em cima da salada semente torrada de gerglim (rica em ferro).

– Usar e abusar da salsa nos pratos em função da vitamina C.

– Usar mais frutas oleaginosas (nozes,castanhas,etc.) e frutas secas (ameixa, uva passa, damasco,etc.) nos intervalos das refeições, são ricas em ferro e outros minerais.

– Consuma mais beterraba, pois ela é extremamente importante para tratar anemia. Estudos demonstraram que regenera e reativa os glóbulos vermelhos do sangue.

Fonte: Sturmer, Joselaine. Comida, um santo remédio. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

No blog da Dra Mariana, tem uma tabela mais completa com os alimentos e suas taxas de ferro é só acessar http://migre.me/4yC3U.

Lembrando que nossa taxa diária de ferro deve ser algo em torno de 2,5mg/dia.

Quer ler mais coisas sobre a falta ou excesso de ferro  no nosso organismos. Saca aqui http://migre.me/4yCxO

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