Cálcio e laticínios: o mito

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Hoje li uma matéria incrível, e fato, senti a necessidade de compartilhar com vocês. Até mesmo pra quebrar uma série de mitos que nos fizeram crescer acreditando.

A quebra de mito deste post será a dos laticínios e o cálcio.

Desde que eu me conheço por gente minha mama diz pra eu tomar leite de vaca por que fortalece os ossos. Isso é verdade, no entanto não é 100% concreto.

Deixa eu explicar o porquê.

A quantidade mínima recomendada para um adulto é de 1.000 mg por dia. Se você só se alimentar dos laticínios você não vai conseguir essa quantidade que nos recomendam. Até porque leite em excesso faz mal por conter proteína animal e gordura saturada. A proteína animal tem enxofre, pra quem não sabe, em excesso, acaba prejudicando a absorção do cálcio pelo organismo.

Temos que nos alimentar de várias outras frutas, verduras e leguminosos para poder atingir tal nível. Ou seja, se você tiver uma dieta vegana balanceada falta de cálcio não vai ser o seu problema.

  • Onde encontar cálcio:

Podemos encontrar no tofu, nas leguminosas, no gergelim, nas amêndoas, no melado, em vegetais verde-escuros.

Brócolis; 51 mg

Feijões*; 129 mg

Agrião; 133 mg

Mostarda; 68 mg

Grão-de-bico; 114 mg

Tofu; 81 mg

Couve; 177 mg

Melado; 102 mg

Farinha de soja; 206 mg

* o ideal é você deixar sempre os leguminosos de molho durante 8 a 12 horas é super importante, pois corta o ácido fítico das suas sementes. Esse ácido também impede a absorção de cálcio.

fonte: tabela brasileira de composição de alimentos (TACO), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, da Universidade de Campinas (UNICAMP)

  • Dica

o que a gente pode fazer é olhar em cada rótulo e ir somando o que você está ingerindo por dia. Lembre que os adultos precisam de no mínimo 1.000 mg.

  • O que prejudica a absorção de cálcio

Ácido oxálico: essa substância, presente em alimentos como beterraba (principalmente as folhas), espinafre, acelga, cacau, e chocalate.

Sal: quando em excesso e, principalmente, proveniente dos alimentos processados e industrializados, ele elimina o cálcio pela urina.

Cigarro: de acordo com a fundação Internacional de Osteoporose, a perda óssea é mais rápida entre os fumantes.

Bebidas alcoólicas: inibe a absorção de cálcio e a formação óssea.

Medicamentos: o uso de certos medicamentos, como corticoides (normalmente usados contra asma, artrite e doenças renais) e anticonvulsivos pode acelerar o início da osteoporose.

Fonte: todas estas informações li na revista Vegetarianos ano 5 # número 55. E tirei apenas itens que achei relevantes com o título, mas a matéria está bem completa e bacana.

Procure a ajuda de um nutricionista e leia bastante.

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