A tão perguntada vitamina B12

Engraçado, no mínimo curioso, sempre quando começo a dizer que sou vegetariana restrita (vegan) as pessoas não conseguem entender como vivo =/. Como assim como vivo???

Vivendo….rs rs

Feliz e saudável como qualquer ser humano que se cuida😉

Para as pessoas que já conhecem a filosofia, surgem perguntas como; e a vitamina B12, como você faz?

Bom, primeiro vamos entender o que é e como funciona essa vitamina, né?!

A vitamina B12 é derivado de bactérias do solo que são ingeridas ou absorvidas pelos animais. É possível encontrá-la nas carnes, peixes, ovos, produtos lácteos e o fígado de animais, que é aonde se encontram 50 por cento dos estoques corporais da mesma.(COZZOLINO, 2007; JOHNSTON, 2003; AMERICAN DIETETIC ASSOCIATION, 2003).

  • Os sintomas da deficiência em vitamina B12

Cansaço (33%)
Respiração curta (25%)
Perda de apetite (23%)
Perda de peso (22%)
Dores generalizadas (19%) – geralmente decorrente de
deficiência associada de cálcio e vitamina D
Vômito (19%)
Parestesia – alteração de sensibilidade (11%): sensação
de formigamento simétrica nos dedos das mãos e pés é
um dos sintomas mais comuns.
Alteração da pigmentação da pele (8%)
Boca dolorida (7%)
Diarréia (6%)
Cefaléia – dor de cabeça (5%)
Infertilidade (5%)
Em 6% apenas a deficiência foi vista no hemograma
(célula grande – megaloblástica).

Outras manifestações descritas:

Rigidez muscular e fraqueza
Dificuldade de micção com hesitação, jato urinário fraco
ou mesmo retenção urinária.
Constipação e hipotensão (decorrente de alteração do
sistema nervoso)
Irritabilidade, perturbação de memória, depressão leve
e até alucinações
Perda de sensação vibratória.
Músculos definhados

O exame físico pode demonstrar:
Palidez
Língua lisa, careca
Olhos amarelados (em 13% dos pacientes)
Pode haver reflexos exagerados ou paralisia flácida
Nos casos de anemia grave os pacientes podem ter insuficiência cardíaca: sopro cardíaco, veias do pescoço distendidas, tornozelo inchado e aumento do tamanho do coração.

A dose diária recomendada (DDR) para adultos é de 2.4 µg, para as grávidas 2,6 µg e para bebés de 0,5 µg.

Nós, vegan, procuramos suplementá-las com cápsulas compradas no Mundo Verde, ou em lojinhas de produtos naturais ou pela internet mesmo😉.

Toda dieta, seja ela vegetariana restrita ou não, deve ter acompanhamento médico.

 

 

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